Estes dois itens são muito importantes para que o homem passe a ser pessoa,estejam eles separados como não,se bem que é melhor a vida daquele que os possui em simultâneo!
Apesar de ser difícil admitir,a religião desempenha o mais importante papel para que a vida dalguém seja FELIZ e não apenas alegre!
Infelizmente verifica-se actualmente,um elevado esforço por parte dos que são tidos como ícones do saber,que visa tentar fazer com que a religião e a moral pareçam dois instrumentos separados quando servem para o mesm fim.
Em verdade,a religião é muito mais do que simples ciência da existência de uma força SUPERIOR por detrás da crição e da existência dessa mesma criação. A religião compreende tudo,a religião descreve e explica o mundo exactamente como ele deve ser descrito e pormenorizado. A religião é a fonte da moral,é fonte de cultura,é fonte de honra.
Em verdade estes pontos que colocámos em epígrafe,sao complementares entre si.
É possível ter a religião e ainda sim ser imoral,como também é possível ter moral e não ter a religião.
Mas do que adianta,conhecer ao Criador se não vives de acordo com a Sua prescrição?
Do que adianta fazer um uso racional daquilo que te é ou foi concedido se não conheces o Concessor do mesmo?
A moral e a religião devem andar de mãos dadas e sempre fortemente abraçadas,e que puder reunir estes dois pontos em si,poderá afirmar-se entre aqueles à quem devemos seguir.
A religião traz as regras,mas nem todas elas são seguidas,melhor dizendo,poucos delas são seguidas e quando é assim,o Criador não se alegra connosco,oque nos é prejudicial. Agora,quem é que nos desperta de modo a seguirmos tais leis? A moral.
A moral é responsável por fazer com que todo e qualquer indíviduo saiba oque é certo ou errado,é a mortal que faz o indivíduo ser responsável pelas usas acções,é ainda ela que ajuda ao indivíduo a ser sempre racional em suas acções,é a moral que impede ao indivíduo de recorrer ao mal levando-o ao lado oposto.
A religião e a moral partilham uma relação de reciprocidade ou por outra,interdependência,pois uma sem a outra não faz com que o seu detentor seja completo.
A religião traz as regras, e a moral faz com que o individuo sinta necessidade de segui-las.
A moral ajuda ao indivíduo a seguir as regras, sejam elas quais forem, porém a religião faz o indivíduo perceber ou sentir uma necessidade ou obrigatoriedade em seguir tais leis.
Dando um exemplo1: o Joel sempre aprende na catequese que não deve mentir,furtar,ofender,corromper ou coagir com um acto similar,porém,apesar de gostar de ir a igreja, ele usa oque aprende apenas para corrigir ou criticar aos outros, mesmo ele praticando tais actos.
Exemplo 2:o Inércio é um jovem de princípios, ele gosta da moral e almeja seguir suas leis até ao fim de sua vida, ele não critica em público, não obriga os amigos a deixarem de fazer oque ele faz e mais,porém,apesar de moralmente correcto, o Joel não tem conhecimentos religiosos e isso faz com que ele se questione atinentemente aos motivos pelos quais ele deve seguir a moral seja consigo ou com todos.
Analisando os dois casos, do que necessitaria o Joel para ser uma pessoa melhor?
E de que necessitaria o Inércio para atingir igualmente tal grau?
de: Tuárique Massingue e Arafat Cossa